Taiwan corta juros pela 4ª vez em dois meses

O banco central de Taiwan inesperadamente cortou sua taxa básica de juro em 0,25 ponto percentual, para 2,75% ao ano neste domingo (9), pela quarta vez em menos de dois meses, por causa dos temores de recessão global que ameaçam a economia do país, que é baseada principalmente nas exportações. É o menor nível do juro desde março de 2007.

A decisão ocorre alguns dias após o Banco Central Europeu (BCE) e o Banco da Inglaterra também reduzirem seus juros. Todos os três cortes feitos desde o início de novembro ocorreram fora da agenda de encontros do banco central.

Dados divulgados na sexta-feira mostraram que as exportações, que equivalem a cerca de metade do PIB da ilha, caíram 8,3% em outubro em relação a outubro de 2007, a maior queda em mais de três anos.

“Os cortes de juros podem ajudar a estimular a demanda doméstica, erguendo o crescimento econômico”, disse o presidente do BC, Perng Fai-nan. “O banco central não tem política para ajudar as exportações, mas pode pelo menos agir para ajudar a outra parte da economia, que é a demanda doméstica”.