Suspensa fusão de bancos japoneses

A fusão entre os bancos japoneses Mitsubishi Tokyo Financial Group e UFJ, que criaria a maior instituição financeira do mundo, foi suspensa por determinação da Corte Distrital de Tóquio. A decisão, anunciada ontem, veio em resposta ao pedido de intervenção feito pelo rival Sumitomo Trust, protocolado logo após o anúncio de que os dois bancos vinham negociando uma possível fusão, no dia 16 deste mês. O UFJ anunciou que pretende recorrer da decisão.

O Sumitomo Trust tinha um acordo de compra de parte das operações do UFJ e pediu à Justiça japonesa que interrompesse as negociações entre os dois bancos, alegando que constituem uma violação do acordo anterior com o UFJ.

Os ativos totais combinados dos dois bancos são de cerca de 188 trilhões de ienes (US$ 1,71 trilhão), ultrapassando até mesmo o Citigroup, com ativos avaliados em cerca de US$ 1,19 trilhão.

O Mitsubishi Tokyo vai continuar as negociações com o UFJ, mas não irá lidar com a questão das operações negociadas com o Sumitomo em obediência à determinação judicial, até que a questão esteja resolvida.

Voltar ao topo