Supermercados planejam 8 mil contratações

Rio  – Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) estima que podem ser criadas oito mil vagas temporárias neste ano. A pesquisa foi feita com 50 empresas do setor que respondem por 50% das vendas totais dos supermercados.

As vagas são para repositor de mercadorias, operadores de caixa, empacotadores e entregadores. Trinta por cento das vagas exigem o 2.º grau completo (Ensino Médio), e as outras, o 1.º grau (Ensino Fundamental). Os candidatos também devem ter experiência no comércio, disponibilidade de horário e mais de 18 anos. Os salários devem variar de R$ 240 a R$ 480.

A pesquisa mostrou também que 36% dos supermercadistas entrevistados pretendem fazer pedidos às indústrias para as festas de fim de ano acima do volume do ano passado. Outros 48% devem manter suas encomendas nos mesmos patamares de 2002.

No caso de bebidas natalinas, 38% disseram que vão aumentar em 13%, em média, as compras desses itens. As encomendas de panetone serão as mesmas do ano passado para 48% dos entrevistados, enquanto 30% devem comprar 11% mais.

Ao avaliar o comportamento do consumidor, 72% dos representantes das empresas consultadas afirmam que os gastos serão moderados e será necessário manter uma política de preços competitivos, facilitar o crédito ao consumidor e investir em ofertas e promoções.

Voltar ao topo