STJ adia julgamento de ação da Vale contra o Cade

Foi adiado o julgamento previsto para esta terça-feira (14) da medida cautelar apresentada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) contra restrições impostas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O julgamento ocorreria na segunda turma do STJ e, segundo a assessoria do tribunal, foi suspenso hoje por um pedido de vistas do ministro João Otávio Noronha.

Até que se decida o mérito do pedido da Vale, continua valendo uma liminar concedida em junho pela segunda turma que suspende o prazo para aplicação das imposições do Cade que obrigam a Vale a optar entre vender uma mineradora Ferteco ou abrir mão do direito de preferência na compra do minério de ferro produzido pela mina "Casa de Pedra".

As restrições do Cade à Vale foram determinadas em agosto de 2005, quando o conselho julgou conjuntamente os efeitos sobre a concorrência das aquisições de quatro mineradoras independentes existentes em Minas Gerais e as operações de descruzamento de participações acionárias entre a Vale e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). O Cade aprovou os negócios, mas impôs uma das restrições que a Vale não aceita e, por isso, tenta na justiça comum invalidá-las.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.