Stephanes prevê que preços agrícolas seguirão elevados

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou que os preços agrícolas no atacado devem continuar em alta em 2008, pois "estão em um novo patamar mundial", após os aumentos em dólar, entre 20% e 40%, no ano passado. O ministro sustentou sua previsão de preços firmes para as commodities no crescimento econômico dos países em desenvolvimento, no uso de matérias-primas agrícolas para a produção de combustíveis, no aumento da expectativa de vida das pessoas e ainda na redução da oferta em decorrência das questões climáticas.

"Na safra passada, houve um aumento da demanda e dos preços para soja, milho, trigo, leite e derivados, além de carne e sucos. Como a demanda segue aquecida e não há um sinal de mudança na produção, o mercado segue em crescimento", disse o ministro. "Se não houver uma recessão econômica, o cenário é esse", completou Stephanes durante a cerimônia de anúncio da quarta estimativa de produção da safra brasileira de grãos, na manhã de hoje, em Brasília (DF).

O ministro observou, ainda, que o principal ponto de sustentação de preços do mercado de grãos é a redução na oferta com a aplicação na produção de etanol, principalmente de milho nos Estados Unidos. "Só no mercado norte-americano foram retiradas 80 milhões de toneladas de milho para a produção de energia. Isso era inimaginável há três anos", avaliou Stephanes.

Voltar ao topo