Statoil anuncia descoberta de petróleo no Mar de Barents

A companhia norueguesa de energia Statoil informou hoje que, ao lado de suas parceiras Eni Norge e Petoro, realizou uma descoberta substancial de petróleo no campo de Havis, no Mar de Barents. Às 11h37, as ações da Statoil subiam 0,26% na Bolsa de Oslo.

O reservatório tinha uma coluna de gás de 48 metros e uma coluna de petróleo de 128 metros, e os volumes são estimados em entre 200 milhões e 300 milhões de barris de petróleo recuperável.

A companhia informou que o campo de Havis fica sete quilômetros a sudoeste da mais recente descoberta no campo de Skrugard, feita em abril do ano passado. Ainda que Havis fique sob a mesma licença de produção, é uma estrutura independente. Havis e Skrugard estão sob a licença PL532, obtida em 2009.

“Havis é nossa segunda descoberta de petróleo de alto impacto no Mar de Barents em nove meses”, afirmou Helge Lund, executivo-chefe da Statoil.

O volume total provisório das duas descobertas na região pode gerar entre 400 milhões e 600 milhões de barris de petróleo recuperável.

A Statoil é a operadora da licença de produção PL532, com uma parcela de 50% no negócio. Os parceiros possuem 30% (Eni Norge) e 20% (Petoro) do negócio. As informações são da Dow Jones.