SP pedirá à União autorização para ampliar dívida

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, informou que tem a intenção de pedir ao governo federal autorização para ampliar o tamanho da dívida pública estadual. O desejo de Alckmin seria dobrar o teto fixado para novas dívidas, que atualmente é de R$ 15 bilhões, mas ele deixou claro que a questão ainda não foi discutida com representantes do Tesouro Nacional. “Nós ainda não concluímos esse trabalho e só depois vamos levá-lo à administração federal”, disse.

O governador paulista defendeu a ampliação do teto, justificando que o Estado já conseguiu neste início de 2011 reduzir a relação dívida sobre receita corrente líquida para 1,5. A meta era que a relação, até 2015, chegasse a 2. “O Estado de São Paulo fez a lição de casa. São Paulo era pra chegar em 2015 com a relação em 2, mas nós temos 1,5 quatro anos antes”, disse Alckmin. “Então, é justo que tenhamos uma capacidade de financiamento maior”.

Mais cedo, o secretário estadual da Fazenda, Andrea Calabi, confirmou que existe um estudo preliminar para o aumento do teto e disse que a quantia pleiteada deve ser de R$ 15 bilhões, dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O governador participou hoje de evento que comemorou o 131º aniversário do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Na ocasião, o governador entregou, ao lado da prefeita de São Paulo em exercício, Alda Marco Antonio, 189 viaturas para a corporação. O prefeito paulistano, Gilberto Kassab, está em Paris, em viagem oficial.

Voltar ao topo