Sonae anuncia prejuízo líquido de US$ 61,7 milhões

A Sonae, que no Brasil detém os supermercados BIG, anunciou prejuízo líquido de 56 milhões de euros (US$ 61,7 milhões) em 2002. Em comunicado, a empresa informou que o resultado teve impacto negativo dos negócios de varejo, que por sua vez foram prejudicados pela desvalorização da moeda brasileira.

Em 2001, o conglomerado havia registrado lucro de 55 milhões de euros. O chairman do grupo português, Belmiro de Azevedo, disse em entrevista à imprensa que o grupo contratou uma instituição financeira para realizar a separação de sua unidade Sonae Indústria do resto da empresa.

Mesmo com esse resultado, o grupo português deve continuar atuando forte no setor supermercadista. Contudo, o apetite para novas aquisições nessa área parece estar saciado.

O executivo reiterou o interesse da empresa na companhia de celulose Portucel, mesmo com o fim da parceria com a Suzano, anunciada em janeiro do ano passado, com a qual o grupo português pretendia vencer o processo de privatização da Portucel.

No entanto, Azevedo não descartou futuras parcerias com a companhia brasileira. “Estão em estudo outras alterantivas (…) Estamos negociando ficar com a Suzano em uma parceria de menor dimensão e arranjar outro parceiro para completá-la”, afirmou, acrescentando que gostaria que o terceiro participante fosse uma empresa portuguesa.

Voltar ao topo