Solucionada disputa pela Brasil Telecom

A Telecom Italia e o Opportunity anunciaram ontem um acordo para solucionar a disputa societária em torno da Brasil Telecom. A empresa italiana irá comprar a participação do banco no capital da companhia, por 341 milhões de euros (aproximadamente R$ 1,1 bilhão). Desse total, 50 milhões de euros serão pagos a título de transação sobre os litígios.

?A aquisição das participações do Opportunity acontecerá na finalização de um eventual acordo com os outros sócios do Opportunity ou, no mais tardar, em 24 meses?, diz o comunicado da empresa italiana, referindo-se ao Citigroup e aos fundos de pensão. ?Telecom Italia e Opportunity chegaram, simultaneamente, a um acordo que prevê a extinção dos litígios e disputas existentes, derivados principalmente da sobreposição de licenças.?

Para isso, as atividades de telefonia celular da Brasil Telecom serão transferidas para a TIM Brasil, por meio de incorporação. Dessa forma, é resolvida a questão da sobreposição de licenças da companhia italiana no setor.

O acordo também permite que a Telecom Italia retome seus direitos sobre o controle da Brasil Telecom, de onde saiu em agosto de 2002 exatamente para operar a telefonia celular, antes de a empresa brasileira ter cumprido as metas da Anatel e estar apta para isso.

A Brasil Telecom também divulgou comunicado informando que o acordo significa a ?solução final de todos litígios em curso entre empresas do Grupo Brasil Telecom e do grupo Telecom Italia?.

Voltar ao topo