Soja transgênica atrai mais de 50 mil produtores

Rio – Pelo menos 50.400 produtores de todo país já assinaram o termo de compromisso, responsabilidade e ajustamento de conduto declarando que optaram pelo plantio de soja geneticamente modificada na safra 2003/04. No Rio Grande do Sul, há cerca de 50 mil documentos assinados, informou ontem o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com base em dados da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag). Em algumas localidades, como Chapada, na região do Planalto Médio, a adesão ao termo chega a quase 98%. Segundo o prefeito Carlos Alzenir Catto, dos 1.800 agricultores do município, 1.700 aceitaram assinar o termo recomendado pelo governo federal.

“Aqui, o pessoal não tem medo de assinar o termo porque sabe que está plantando um produto que não faz mal à saúde e nem ao meio ambiente, pois usa menos agrotóxicos nas lavouras”, disse Catto.

Para ele, o alto índice de adesão ao documento reflete as vantagens do cultivo da soja transgênica em relação à convencional. De acordo com o prefeito, as alterações feitas na medida provisória que autorizou o cultivo do produto na próxima safra também contribuíram para acabar com as resistências à assinatura do termo. Área de colonização alemã, Chapada tem uma economia dependente da agricultura, onde se destacam a soja, o milho e o trigo. Hoje, 82% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) arrecadado no município provêm da atividade primária, revelou Catto.

“Cinqüenta e oito por cento da nossa população vivem na zona rural”, ressaltou, lembrando que Chapada está na 92.ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no estado. “No ranking brasileiro do IDH, estamos classificados em 281.º lugar.”

Voltar ao topo