Sociedade debate reforma trabalhista

O debate acerca das reformas sindical e trabalhista – que estará acontecendo amanhã, em Curitiba, durante o Encontro Regional do Trabalho – marca a participação inédita de patrões e empregados no processo e, além disso, coincide com os 60 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e os 15 anos da Constituição Federal. A observação é da professora do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná e mediadora do encontro, Aldacy Rachid Coutinho. Segundo Aldacy, “esta é a ocasião propícia para se repontuar a legislação trabalhista e a sociedade perceber que o Direito é algo construído coletivamente no dia-a-dia”, frisou.

O encontro de Curitiba é o último dos seis eventos preparatórios à Conferência Estadual, que acontecerá em Curitiba entre 5 e 7 de agosto, e conta com a participação de todos os segmentos ligados ao setor. O evento foi aberto pelo delegado regional do Trabalho, Geraldo Serathiuk, que está coordenando as atividades no Estado. Estão sendo discutidos os temas organização sindical, negociação coletiva, composição de conflitos, legislação do trabalho, normas sobre condições de trabalho, organização administrativa e judiciária, qualificação e certificação profissional e micro e pequenas empresas e outras formas de trabalho.

Em todo o Estado participaram cerca de 800 representantes sindicais de trabalhadores e empregadores das regiões de Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Londrina e Foz do Iguaçu, além de Curitiba. As conclusões de cada reunião serão debatidas no evento estadual e encaminhadas ao Fórum Nacional do Trabalho, que acontecerá em Brasília.

Voltar ao topo