Sobram vagas e falta qualificação profissional

Diariamente, a Agência do Trabalhador de Curitiba recebe dezenas de pessoas em busca de uma colocação no mercado de trabalho. Entretanto, no local, também existe uma série de vagas de trabalho ociosas que deixam de ser ocupadas por excesso ou falta de qualificação profissional dos candidatos. Mensalmente, são oferecidas, em média, quatro mil vagas. Porém, são feitas apenas cerca de 1.100 colocações.

Segundo a gerente da agência, Elaine Anderle, as vagas não ocupadas em função da grande qualificação do profissional geralmente são de curso superior. Na maioria das vezes, quando isso acontece, a remuneração oferecida é considerada pequena diante da experiência e da formação do candidato.

Já as vagas ociosas por falta de pessoal qualificado e com determinado nível de escolaridade são maioria. Elas ocorrem tanto na área do comércio quanto na da indústria e na de serviços. ?Temos vagas ociosas, por exemplo, para mecânico de automóvel, açougueiro, pizzaiolo e padeiro. São atividades que geralmente oferecem boa remuneração e não exigem elevado grau de escolaridade, mas que necessitam de muitos conhecimentos técnicos por parte dos profissionais. Por isso, acabam não sendo ocupadas?, afirma Elaine.

Com o objetivo de promover maior qualificação profissional entre pessoas de baixa renda que se encontram desempregadas, a agência começa a oferecer, a partir da próxima semana, uma série de cursos realizados através do Fundo de Amparo ao Trabalhador, do governo federal. São atividades em diversas áreas, como serviço administrativo, técnico de redação, edição de vídeo e serigrafia, com duração média de dois a três meses.

?Os cursos são gratuitos e os candidatos passam por seleção. Quem tiver interesse em participar deve realizar cadastro em qualquer posto ou agência do trabalhador (pessoalmente ou via internet, pelo endereço www.setp.pr.gov.br) e posteriormente comparecer no setor de cursos da agência central (rua Pedro Ivo, 744), das 8 às 16h30min?, explica a gerente. As vagas oferecidas pela agência são captadas através de visitas às empresas ou recebimento de ligações telefônicas.

Voltar ao topo