O poderoso sindicato alemão IG Metall começou uma ação, neste domingo, antes das greves nacionais planejadas nos setores centrais de engenharia e metalurgia da Alemanha.

continua após a publicidade

O sindicato afirma que mais de 2.500 funcionários do setor em cinco regiões do país pararam, ao longo da noite, demandando aumento salarial de 6,5%, classificando de “provocação” a oferta de 3,0%, ao longo de 14 meses, feita pelos empregadores.

“Estamos pedindo uma oferta que leve a sério funcionários e suas funções”, disse o presidente do IG Metall, Berthold Huber, em comunicado.

Entre as grandes companhias industriais afetadas pelo movimento estão a fabricante de caminhões MAN, em Augsburg; Siemens, pela unidade Osram, em Berlin; ThyssenKrupp, em Andernach; Continental e Bosch, segundo o sindicato.

continua após a publicidade

IG Metall planeja greves “amplas, nacionais” a partir de meados da semana.

As negociações salariais nos setores elétrico, engenharia e metalurgia, que empregam mais de 3,5 milhões de pessoas na Alemanha, são um termômetro para outros setores industriais importantes.

continua após a publicidade

As negociações salariais já estão em terceira rodada na Alemanha.

No início do mês, depois de diversas semanas de negociações, 2 milhões de pessoas no setor público alemão garantiram aumento salarial de 6,3% por dois anos. As informações são da Dow Jones.