economia

Sindicato envia carta a Temer pedindo posição contrária à venda da Embraer

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região informa que enviou carta ao presidente Michel Temer neste sexta-feira, 22, cobrando um posicionamento oficial e contrário a qualquer tipo de transação que represente a transferência de controle acionário da Embraer para a norte-americana Boeing.

“Este foi o primeiro passo do Sindicato para dar início a uma campanha nacional contra a venda da Embraer e por sua reestatização”, diz a entidade em nota. Além da carta ao presidente Temer, o Sindicato informa que enviará delegações a Brasília com essas exigências ao governo.

As negociações entre as duas fabricantes de avião foram confirmadas oficialmente na tarde desta quinta-feira, 21. “A venda da Embraer, seja total ou parcial, representa a entrega de uma empresa estratégica para o País e de um patrimônio público que vem sendo construído há 48 anos pelos trabalhadores brasileiros”, destaca o sindicato.

A entidade também protocolou nesta sexta uma carta para a direção da Embraer, pedindo agendamento de reunião. “Os trabalhadores da fábrica em São José dos Campos estão demonstrando bastante preocupação, já que até agora a Embraer não deu qualquer informação a respeito para os seus funcionários”, diz o sindicato.

A partir de janeiro, o Sindicato pretende organizar os trabalhadores da Embraer para lutarem contra a venda, inclusive com manifestações de rua e greves, se necessário. Segundo a entidade, a empresa emprega 12 mil pessoas em São José dos Campos, onde está sua sede. No Brasil, são 16 mil.

“Haverá também uma campanha de conscientização da população sobre a importância de reestatização da Embraer”, garante a entidade.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.