Sindicalistas cobram correção do IR

Brasília  – Um grupo de aproximadamente 50 dirigentes sindicais, ligados à Força Sindical, fez ontem uma manifestação em frente ao Congresso Nacional, a favor da correção da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física. Eles colocaram cartazes no gramado com a frase “Vamos amansar esse leão. Correção da tabela em 54%”. Os sindicalistas afirmam que a tabela do imposto de renda está defasada desde 1996, com uma correção em 2002 de 17,5%.

Segundo os sindicalistas, se for calculada a inflação nesse período pelo IPCA e somada a projeção até o final deste ano haverá um acúmulo de 81,82%. Descontada a correção já feita (de 17,5%), ficaria faltando 54% para recompor a diferença. “Se tem inflação, corrige-se a tabela”, afirmou o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva. Pela proposta apresentada pelos sindicalistas, a correção da tabela aumentaria a faixa de isenção de R$ 1.058,00 para R$ 1.629,32.

A manifestação teve o apoio do PFL. O líder do partido no Senado, José Agripino, disse que quando o PT era oposição se juntava ao PFL na defesa pela correção do salário mínimo e da tabela do IR. “Agora estamos sozinhos. Somos oposição e eles (PT) são governo e nos abandonaram”, afirmou Agripino.

Voltar ao topo