As Bolsas de Nova York iniciaram agosto e encerraram o dia renovando recordes de alta, otimistas com os sinais econômicos em todo o mundo.

continua após a publicidade

“O cenário econômico continua a ser favorável para as ações”, afirmou Terry Sandven, estrategista do U.S. Bank Wealth Management. “Estamos começando a ver evidências de que os acontecimentos internacionais e mercados emergentes estão se estabilizando para mostrar melhora modesta. Isto é positivo para as multinacionais dos EUA e uma razão para esperar que as ações dessas empresas fiquem ainda mais altas no final do ano e em 2014.”

O índice Dow Jones ganhou 122,16 pontos (0,78%), fechando a 15.621,33 pontos. O Nasdaq avançou 48,93 pontos (1,34%), encerrando a sessão a 3.674,58 pontos. O S&P 500 teve alta de 20,72 pontos (1,25%) e terminou a 1.706,79 pontos.

Os ganhos desta quinta-feira, 01, começaram na Ásia, após a inesperada forte leitura da atividade de manufatura na China. O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) oficial da China veio acima da leitura que separa expansão de contração.

continua após a publicidade

A Europa acrescentou sua própria rodada de dados positivos. O índice de gerentes de compras da Markit para a zona do euro mostrou expansão em julho, enquanto leitura similar do Reino Unido expandiu em um ritmo mais rápido em mais de dois anos.

Nos EUA, o número de novos trabalhadores em busca de seguro-desemprego caiu para o menor nível em cinco anos esta semana, enquanto a leitura de atividade em manufaturados de julho veio em um ritmo mais rápido em 13 meses.

continua após a publicidade

Os investidores vão agora esperar pela direção fornecida pelos dados do mercado de trabalho dos EUA em julho, previstos para esta sexta-feira, 02, bem como por movimentos futuros pelo Federal Reserve.

Entre as notícias corporativas, as ações da Procter & Gamble subiram após as vendas da empresa terem melhorado, embora os resultados do trimestre passado tenham caído em meio a uma reestruturação e outras mudanças.

A Exxon Mobil foi a única dos papéis que integram o Dow Jones a ficar no vermelho, após resultados trimestrais terem vindo abaixo das expectativas de Wall Street. Fonte: Dow Jones Newswires.