Cietep

Simpósio em Curitiba organiza setor de sementes

Organizar o setor de sementes e mudas e dar conhecimento aos produtores e responsáveis técnicos é o objetivo do Simpósio Brasileiro sobre Sementes e Mudas Florestais (Semuflor). O evento, realizado no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Paraná (Cietep), em Curitiba, iniciou ontem e vai até o dia 22.

Para o coordenador de sementes e mudas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Neumar Francelino, as discussões vão ajudar a organizar o setor e explicar o capítulo XII do decreto número 5.153 de 23 de julho de 2004, que trata sobre produção e comercialização de espécies florestais.

“Hoje não temos uma uniformidade para especificar as sementes e mudas. Queremos, com esses debates, organizar bem esse setor do agronegócio para, além de dar boas condições para quem trabalha nessa área, fazer com que o meio ambiente seja preservado.”

De acordo com o chefe do Serviço de Fiscalização Agropecuária (SFA), Scylla Cezar Peixoto, cada espécie de semente e muda tem que ter um padrão. “Nas grandes culturas, isso está normatizado. Porém, em espécies florestais, por serem mais complexas, ainda não foram especificadas pelo ministério. Acredito que o Semuflor vai servir como um norte para o Mapa fazer o seu trabalho”, diz. Ainda segundo Peixoto, o Paraná foi escolhido para sediar o evento devido a sua grande representação no cenário nacional.

O Semuflor é organizado pelo Mapa, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pela Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (Fupef) e é direcionado para produtores, técnicos e pessoas ligadas ao setor de produção e comercialização de mudas. Mais informação pelo telefone (41) 3360-4268.