Siderúrgicas europeias criticam comportamento da Vale

A troca de farpas entre a indústria siderúrgica europeia e a Vale vem esquentando. Ontem, os europeus subiram o tom das críticas aos preços fixados pela brasileira, se disseram “surpreendidos” com o comportamento da Vale e alertaram que países consumidores desenvolvem estratégias para reduzir a dependência do minério de ferro das grandes mineradoras.

“No médio a longo prazo, esse domínio não existirá”, afirmou Gordon Moffat, diretor-geral da poderosa Eurofer, que reúne as siderúrgicas europeias. Em entrevista, Moffat acusou a Vale, a Rio Tinto e a BHP Billiton de estarem “ditando” os preços. Mas disse que a indústria europeia não ficará de braços cruzados vendo essa “ditadura continuar”. Hoje, as três controlam 70% do mercado mundial de minério de ferro, o que levou a Eurofer a pedir uma investigação sobre formação de cartel.

Em resposta, a Vale pediu ontem que a Comissão Europeia investigue as siderúrgicas europeias por concorrência desleal. Conforme antecipou o jornal O Estado de S. Paulo, a Vale acusa os europeus de agir de maneira orquestrada e ilegal nas negociações para reajuste do preço do minério de ferro. De acordo com a mineradora, as siderúrgicas também estariam alimentando, pela Eurofer, uma “forte campanha na mídia” contra as mineradoras. “Em razão das circunstâncias, achamos que a Comissão deveria investigar a situação”, diz o documento entregue à Comissão Europeia. “Vamos olhar a posição de todas as partes”, disse Amália Torres, porta-voz da UE para temas de concorrência e assessora do comissário Joaquin Almunia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Voltar ao topo