Conhecimento científico e tecnologia. Esta é a combinação que faz das cooperativas do grupo ABC, na região dos Campos Gerais no Paraná, atingirem metas de produtividade sempre maiores a cada ano. Para que o desempenho dos produtores seja ainda melhor nas próximas safras, teve início ontem a oitava edição do Show Tecnológico de Verão da Fundação ABC, que contou com a presença do vice-governador e secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Orlando Pessuti.

continua após a publicidade

Conforme o secretário, ?o show oportuniza a todos conhecer o que de melhor nós temos na tecnologia aplicada à agricultura?. Para Pessuti, o que mais chamou a atenção foi o uso da agrometeorologia na previsão e prevenção de doenças como a ferrugem asiática da soja. ?Com o acompanhamento climático os técnicos podem fazer o monitoramento da lavoura e saber se uma praga vai encontrar ali condições ideais para se instalar. Agora o sistema de manejo de solos e de pragas é bem moderno?, enfatizou.

Pesquisa no campo

O evento é realizado anualmente na Estação Experimental de Ponta Grossa, uma fazenda em que todas as novas técnicas e produtos são testados e avaliados. Com as amostras em campo, os profissionais da fundação apontam aos produtores o resultado das pesquisas e indicam o que é mais adequado para cada tipo de cultura vegetal.

continua após a publicidade