Show Rural termina com público de 129 mil

Terminou ontem, em Cascavel, o 14.º Show Rural Coopavel. No encerramento, visitaram a feira o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e o secretário da Agricultura e do Abastecimento e vice-governador do Estado, Orlando Pessuti. “Aqui é possível conhecer tudo o que há de melhor em tecnologia e pesquisa em agricultura e que será traduzido em renda e bem estar social para a população rural”, avalia Pessuti. Na opinião do ministro Roberto Rodrigues, o Show Rural é “uma feira fantástica e um exemplo de brasilidade”.

O evento é considerado a maior feira agropecuária do país. Durante os cinco dias do Show Rural mais de 129,6 mil pessoas passaram pelo centro de treinamento da cooperativa Coopavel superando as expectativas do organizadores, que era de 120 mil visitantes. Produtores rurais, famílias, alunos de escolas e universitários conheceram as novidades em tecnologia de produção para o campo e projetos em educação ambiental. Na organização da feira trabalharam cerca de três mil pessoas. A realização é da Cooperativa Agropecuária de Cascavel com apoio da Emater-PR e da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento.

A área da Emater foi a segunda mais visitada da feira, perdendo apenas para o setor de máquinas. Os extensionistas da empresa recepcionaram 148 excursões municipais durante o evento. Grupos de Japão, Rússia, Paraguai e Estados Unidos, além de visitantes de vários estados brasileiros, passaram pelo setor. Eles conheceram alternativas produtivas como produção de plantas medicinais, produtos agroindustrializados, artesanato, horticultura, criações, meio ambiente, manejo de solo, entre outros.

Segundo Paulo Renato Taschetto, coordenador da área da Emater, a participação do público foi boa em quantidade e qualidade. Calcula-se que 40% do total do público conheceu o setor. “Percebemos um interesse maior de produtores procurando informações mais detalhadas”, informa Taschetto. O estande da Emater conta com 30 mil metros quadrados e 75 profissionais envolvidos no trabalho de orientação aos produtores, entre técnicos agrícolas e agropecuários, agrônomos, zootecnistas, assistentes sociais e médicos veterinários.

Educação ambiental

Entre as atrações do Show Rural, as áreas que mais atraíram público foram duas maquetes com foco em educação ambiental. Calcula-se que cerca de 90 mil pessoas tenham visitado a maquete com o tema “O Mundo de Mal a Pior”. Num espaço de 700 metros quadrados foram demonstradas formas de degradação do homem e da natureza. Foram retratados quadros negativos da sociedade atual, como problemas com trânsito, drogas, alcoolismo, violência doméstica, fome e miséria.

“A nossa intenção é provocar reflexão e mudança de hábitos nas pessoas”, diz a engenheira agrônoma da Emater, Vânia Rejane Lima. Segundo a agrônoma, o objetivo é fazer com que os visitantes percebam que a soma de esforços pode construir um mundo melhor. Ela exemplifica dizendo que o lixo produzido nas casas poderia ser separado para a reciclagem, diminuindo a poluição. O produtor Alcir Chicoski levou para casa duas lições. “Achei importante mostrar os efeitos do desmatamento e das queimadas, que devem terminar senão vamos acabar num deserto”, conclui.

Voltar ao topo