Setor pecuário entrega sugestões para Pessuti

Entidades paranaenses do setor agrícola entregaram, ontem, ao secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, um documento com as principais propostas do setor produtivo para o desenvolvimento do agronegócio do Paraná. O documento foi elaborado em conjunto por representantes dos produtores rurais, cooperativas, associações de criadores e sindicatos ligados à indústria e à produção.

O documento foi entregue a Pessuti na sede da Federação da Agricultura do Paraná (Faep) pelo presidente do Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Paraná (Fundepec-PR), Ágide Meneguette. O Fundepec é uma entidade sem fins lucrativos que atua de maneira complementar ao Estado no esforço de promover a agropecuária paranaense, trabalhando, por exemplo, na adequação de nossos rebanhos às exigências sanitárias internacionais.

O primeiro ponto foi o pedido de reforço do Sistema de Defesa Agropecuária. A sugestão é para que seja ampliado para pelo menos 200 o número de unidades sanitárias da Secretaria e que seja ampliado o quadro de técnicos. Quanto a isto, o secretário Pessuti disse que já determinou um levantamento sobre a necessidade de pessoal técnico e que, se for necessário, irá dobrar o número atual de unidades sanitárias.

Outro tema que recebeu apoio imediato do secretário foi quanto à implantação do sistema de rastreabilidade animal e vegetal, e operacionalização da rastreabilidade bovina. Segundo Pessuti, a Secretaria da Agricultura já cadastrou 97 mil propriedades de criadores paranaenses, e dentro de um mês deverá estar com um banco de dados completo (200 mil propriedades) e informatizado. Essa etapa antecede a entrada de operação do sistema paranaense de rastreabilidade que será gerenciado pela Secretaria da Agricultura. Antes, em março, o sistema será testado com criadores da região de Guarapuava.

Na assistência técnica, a sugestão do Fundepec foi para integração das instituições de extensão, de pesquisa e de difusão de tecnologias públicas e privadas. O setor pediu também empenho na modernização da infra-estrutura de transporte, revisão dos contratos de pedágio, recuperação da malha rodoviária estadual, revisão dos contratos de concessão das ferrovias, novos investimentos ferroviários e melhorias no porto de Paranaguá.

Na questão tributária, o setor produtivo pede uma solução política para a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) de São Paulo contra o Paraná, para salvar a Lei Brandão e Lei Rossoni e evitar que o Estado perca novamente sua capacidade competitiva.

Entre outras reivindicações, foi solicitado, ainda, apoio e reforço ao programa Arenito Nova Fronteira, para recuperação de solos e reconversão de atividades no Noroeste. A sugestão é que o governo promova programas semelhantes em outras áreas deprimidas, como o Norte Velho, a região Central, o Vale da Ribeira, o Litoral e o Sul do Paraná.

Os integrantes do Fundepec reafirmaram a determinação de ser parceiros do Estado para acelerar o desenvolvimento econômico e social.

Voltar ao topo