Desenvolvimento

Setor energético será “motor” do desenvolvimento, afirma Lobão

Os planos de investimentos do Brasil na área energética e o interesse do empresariado garantem que o setor será o motor do desenvolvimento brasileiro, com a geração de energia sem impacto sobre o meio ambiente.

A afirmação foi feita pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em palestra durante a instalação do seminário A Nova Matriz Energética Brasileira, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Segundo Lobão, ninguém tem condições de criticar o Brasil no que diz respeito ao que liga o meio ambiente à geração elétrica, pois quase 90% das usinas brasileiras são movidas por força hidráulica.

Ele se referiu a críticas feitas em alguns países que vinculam a poluição do meio ambiente com as fontes de geração de energia. Para Lobão, “a oferta de energia é a chave do desenvolvimento e o Brasil tem garantia de sustentabilidade” nessa área, com o plano decenal de investimentos que tem cronograma de obras até 2016.

O ministro mencionou o interesse de investidores no setor, demonstrado em projetos e nos leilões de compra de energia, que são feitos para garantia de suprimento com cinco anos de antecedência.

Lobão afirmou que o sistema interligado de distribuição de energia cobre todo o país, citando a importância da rede de distribuição implantada no coração da região Amazônica para essa integração.

A iniciativa do TCU de promover o seminário conforme Edson Lobão mostra que “o tribunal vai além da sua destinação e realiza um trabalho firme e independente”, auditando 70% dos recursos do ministério.

O presidente do tribunal, Augusto Nardes disse em discurso que “no mundo globalizado a competência e a concorrência andam juntas” por isso o TCU procura se aproximar mais do setor de energia para que os gastos públicos sejam bem dirigidos numa nação que tem vocação energética por excelência.