Setor agropecuário mantém o otimismo

A expectativa do crescimento agrícola e pecuário no Paraná para os próximos 10 anos é bem otimista. A afirmação foi feita pelo assessor de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) José Garcia Gasques, em uma palestra realizada ontem, na Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), em Curitiba.

Mesmo com os problemas decorrentes da crise financeira que abalou todo o globo, Gasques acredita que o colapso não irá gerar muitos reflexos aqui e tanto o Brasil quanto o Paraná deverão apresentar números otimistas.

“Como a safra já está plantada, não deve haver comprometimento do volume previsto. Claro, a crise deve nos afetar um pouco, contudo, como não estamos no epicentro desse problema, estou certo que vamos sair bem dela. Além disso, antes dela estourar, já estávamos com as decisões tomadas”, comenta.

O assessor destaca a importância do Estado no cenário econômico do País. De acordo com ele, o Paraná é o principal produtor de grãos no Brasil. Para os próximos 10 anos, o Estado deve ter um destaque ainda maior em lavouras como o milho e a soja.

“A tendência é a de que a safra de grãos aumente em aproximadamente 30% nesse período. O Paraná, pela estimativa, deve crescer esse mesmo percentual. Essa projeção também vale para o setor pecuário, cujo crescimento é esperando em 51%”, afirma.

O secretário da agricultura e do abastecimento do Estado, Valter Bianchini, destaca o momento da agricultura e da pecuária do Paraná. Para ele, o fato da tradição do setor associado à parte logística, como a maciça presença de agroindústrias, propiciam todo esse destaque, que deve crescer acima da média nacional.

Sobre as projeções, em que o Paraná pode reduzir a área plantada e deixar de ser o principal produtor de grãos do país, Bianchini diz que essa pode ser uma via de duas mãos.

“Nós podemos diminuir a área plantada para estados como Mato Grosso e Goiás, contudo, deveremos ter um aumento no Valor Bruto de Produção (VBP). Ou seja, deixaremos essa posição confortável de lado, porém, obteremos mais riquezas, em especial no setor pecuário. Com isso, e com toda a nossa logística, poderemos ter um excelente destaque nacional no VBP”, encerra.

Voltar ao topo