Sesi pode orientar sobre responsabilidade social

O Serviço Social da Indústria (Sesi-PR) será o primeiro órgão no Paraná – e um dos poucos em todo o mundo – certificado para consultoria de programas com base na norma SA 8000, a Social Accountability Internacional, que avalia a gestão da responsabilidade social nas empresas. A recomendação foi apresentada na última quinta-feira, na sede do Sistema Fiep, pelo auditor do Bureau Veritas Qualitty International (BVQI) no Brasil, Maurício Calábria Vianna, na presença do presidente do Sistema, José Carlos Gomes Carvalho, e do superintendente regional do Sesi, Ubiratan de Lara. O relatório do auditor está sendo encaminhado para o BVQI em Londres e nos próximos dias deve ser anunciada a certificação do Sesi-PR.

A recomendação do BVQI inclui, além da atuação como órgão consultor, a certificação SA 8000 para o corpo técnico e administrativo do Sesi-PR, além da confirmação semestral da certificação ISO 9001/2000 conquistada anteriormente. Em todo o Brasil, somente 9 empresas têm essa certificação. Em nível mundial, o número não passa de 150. Carvalho destacou a capacidade do corpo técnico do Sesi em responder a desafios, mas enfatizou que esse novo status cria cada vez mais e maiores responsabilidades. Vianna disse que ficou muito satisfeito com o que pôde levantar em relação ao Sesi, tanto entre o corpo técnico quanto de parte do pessoal de empresas terceirizadas.

Para chegar à certificação, o Sesi-PR montou um serviço de consultoria capaz de auxiliar as empresas no direcionamento de suas ações sociais, como projetos de voluntariado, construção de balanço social e orientação para a certificação SA 8000, a “ISO” da responsabilidade social. São 40 profissionais, incluindo assistente social, médico do trabalho, professor de educação física, engenheiro do trabalho, pedagogo e fonoaudiólogo, que vão trabalhar com base num banco de dados com informações de 97 empresas de 9 diferentes setores industriais que serve como referencial para o estado.

Para o presidente do Sistema Fiep, José Carlos Gomes Carvalho, o investimento social aumenta a produtividade da empresa, fortalece a imagem, valoriza a marca, garante estabilidade e longevidade organizacional e consegue atrair e manter os melhores talentos. “E o empresário paranaense parece estar despertando para essa realidade: atualmente estamos prestando consultoria de responsabilidade social para 21 empresas”, comemora Carvalho.

Envolvimento

No dia 3 de dezembro, no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores da Indústria (Cietep), o Sesi vai reunir todo seu quadro funcional para um programa de imersão. O objetivo é envolver todo o pessoal nesse enfoque de promoção da responsabilidade social. A programação inclui palestras como a do consultor Luiz Marins, debates em grupos e entrega pelo BVQI das novas certificações obtidas pelo Sesi.

Voltar ao topo