Serviços têm receita 9,6% maior em setembro, diz IBGE

A receita bruta nominal do setor de serviços subiu 9,6% no mês de setembro sobre setembro de 2012, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira, 19. Foi a maior expansão desde abril deste ano, quando o crescimento foi de 11,6%. A taxa de setembro também foi a terceira maior alta registrada na série histórica da pesquisa, que teve início em janeiro em 2012. A receita bruta do setor acumula alta de 8,4% no ano e de 8,7% em 12 meses.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foi inaugurada em agosto, com série histórica desde janeiro de 2012. A pesquisa produz índices nominais de receita bruta, desagregados por atividades e com detalhes para alguns Estados, divididos em três principais tipos: o índice do mês frente a igual mês do ano anterior; o índice acumulado no ano; e o índice acumulado em 12 meses.

Ainda não há divulgação de dados com ajuste sazonal (mês contra mês imediatamente anterior), pois, segundo o IBGE, a dessazonalização requer a existência de uma série histórica de aproximadamente quatro anos.

Os serviços prestados às famílias registraram expansão na receita nominal de 9,5% em setembro, ante igual mês de 2012. Já os serviços de informação e comunicação cresceram 8,1%, enquanto os serviços profissionais, administrativos e complementares avançaram 9,0%. O segmento de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio registraram expansão de 12,1%, e outros serviços tiveram aumento de 7,0%.