Sérgio Goldenstein é a primeira baixa no BC

Apesar de negativas do presidente do BC e do ministro Antônio Palocci, o chefe do Departamento de Operações do Mercado Aberto, Sérgio Goldenstein está saindo do Banco Central . Ele estava na função desde 2001 e vai deixar o cargo para trabalhar na iniciativa privada. Esse departamento é responsável pelas operações que o BC faz no mercado de títulos públicos, controlando a liquidez do mercado. Goldenstein será estrategista da ARX Capital Management, gestora de recursos sediada no Rio, fundada em 2001.

"Decidimos contratá-lo devido a sua forte e excepcional formação técnica. Ele vai nos ajudar a entender o cenário econômico", disse ontem ao jornal Folha de São Paulo o sócio da ARX, José Tovar.

Goldenstein deve começar a trabalhar na sede da ARX no Rio em março, segundo Tovar. Antes, ele terá de tirar uma licença não-remunerada no BC. O atual adjunto de Goldenstein, Ivan de Oliveira Lima, vai assumir o cargo de chefe de departamento no BC.

A saída de Goldenstein deve marcar o início de mudanças em cargos importantes dentro BC, que possui oito diretorias e 21 departamentos. Nos últimos dias, ganharam força os rumores sobre a saída dos diretores do BC Alexandre Schwartsman (Assuntos Internacionais) e Afonso Bevilaqua (Política Econômica). Um dos cotados para assumir um cargo no BC é o economista Márcio Gomes Pinto Garcia, da PUC do Rio.

Analistas não esperam turbulências com a confirmação das mudanças. São citados motivos pessoais para a troca, mas há também comentários de que o Planalto teria pressionado o presidente do BC, Henrique Meirelles, por alterações.

Ainda ontem, em Davos, o ministro Palocci não confirmava mudanças no BC. Questionado sobre a saída de alguns diretores técnicos, limitou-se a dizer: "são boatos".

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna