Perigo

Serasa: pedidos de falências crescem 21,5% em setembro

Os pedidos de falências cresceram 21,5% em setembro ante agosto, de acordo com Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, divulgado nesta segunda-feira,06. No mês passado, foram feitos 181 pedidos de falência em todo o País, contra 149 requerimentos em agosto. Em termos absolutos, este é o pior resultado do ano e o número mais alto para meses de setembro em quatro anos, destaca a instituição. Na comparação com o mesmo mês de 2013, o acréscimo foi de 16%.

De acordo com a Serasa Experian, dos pedidos feitos no mês passado, 91 foram efetuados por micro e pequenas empresas, 39 por médias e 51 por grandes empresas.

Os economistas da instituição destacam que a deterioração do quadro conjuntural doméstico coloca em dificuldades a situação financeira das empresas e afeta os pedidos de falências. Entre os fatores citados por eles estão a recessão interna, juros altos, queda generalizada dos níveis de confiança empresariais e a alta da moeda norte-americana

Ainda segundo a Serasa, em setembro, 90 empresas pediram recuperação judicial, alta de 38,5% ante agosto, quando foram realizadas 65 solicitações. As micro e pequenas empresas também lideraram os requerimentos de recuperação judicial com 49 pedidos, seguidas pelas médias, com 25, e pelas grandes, com 16.