Serasa: indicador do varejo sobe pelo 4º mês seguido

A atividade do setor varejista teve em maio a quarta alta consecutiva e o melhor resultado do ano, apontou hoje o Indicador de Atividade do Comércio, divulgado pela empresa de informações econômicas Serasa Experian. Levando em conta as consultas a cerca de 6 mil empresas do País, o índice teve em maio um crescimento de 1,3% sobre abril, resultado livre de influências sazonais. A alta é a maior registrada desde dezembro de 2008, quando a atividade cresceu 2,8% ante novembro em decorrência das vendas de Natal.

Crescimento ainda maior – de 2,5% – foi verificado na comparação com maio de 2008. No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, o indicador registrou alta de 3,6%. Na opinião dos economistas da Serasa, os resultados confirmam a tendência de recuperação da atividade varejista no País, depois de perdas relevantes observadas em outubro e novembro do ano passado.

O segmento de veículos, motos e peças puxou o aumento da atividade comercial em maio, registrando alta de 2,2% ante abril. Outro grupo que contribuiu para o bom desempenho foi o de móveis, eletroeletrônicos e informática, com elevação de 0,9%. Os economistas da Serasa atribuem as altas à redução pelo governo federal da carga tributária para produtos desses dois segmentos. Eles também ressaltam como fator determinante a gradativa normalização da oferta de crédito.

Todos os outros segmentos avaliados pela pesquisa apresentaram melhora, com exceção de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, que registrou queda relevante de 1,9% ante abril. Na comparação com maio do ano passado, o índice registrou queda de 1,8%.