Serasa Experian: tentativa de roubo de identidade cai 7,5% em 2014

A cada 15,5 segundos, um cidadão teve seus dados pessoais usados por criminosos para fraudar negócios e operações de crédito no ano passado. Apesar de assustador, o dado mostra uma queda de 7,5% no total de tentativas de roubo de identidade em relação a 2013, segundo o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor. Ao longo de todo o ano passado, foram registradas 2.039.588 tentativas.

A queda pode ter sido fruto da “menor disposição do consumidor em ampliar seus gastos e compromissos financeiros durante o ano passado” somada à estagnação da economia. Indo menos às compras, o brasileiro acabou reduzindo as oportunidades para os fraudadores aplicarem seus golpes.

O setor de telefonia foi o mais permeável a fraudes, respondendo por 37,9% do total de tentativas em 2014. No total, foram 773.340 investidas dos criminosos, o que representa uma queda de 18,7% em relação ao dado de 2013.

O setor de serviços, que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral, respondeu por 31,8% do total de tentativas em 2014. E o setor bancário respondeu por 20,6%. E o varejo, 7,8%. Desses três setores, o único que registrou um aumento no número absoluto de tentativas de fraude foi o bancário. Houve 420.303 investidas criminosas, o que representa um aumento de 5,2% do número observado em 2013.

Segundo a Serasa Experian, ainda tem sido frequente o fornecimento de dados pessoais em cadastros na internet sem verificar a idoneidade e a segurança dos sites. “Além disso, os golpistas ainda costumam comprar telefone para ter um endereço e comprovar residência, por meio de correspondência, e, assim, abrir contas em bancos para pegar talões de cheque, pedir cartões de crédito e fazer empréstimos bancários em nome de outras pessoas”, escrevem os analistas da empresa.

A Serasa Experian responde diariamente a 6 milhões de consultas por demanda de, aproximadamente, 500 mil empresas de diversos portes e segmentos.

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