Serasa Experian: atividade do comércio cai 3,2% em junho

O movimento dos consumidores nas lojas do País caiu 3,2% em junho na comparação com maio, descontados os efeitos sazonais, informou a Serasa Experian. Ante junho do ano passado, foi registrada alta de 0,7%. A instituição apurou, por meio do Indicador de Atividade do Comércio, que no acumulado do primeiro semestre o movimento dos consumidores no comércio cresceu 3,6% em relação ao mesmo período de 2013.

Em junho ante maio, a diminuição do movimento está relacionada aos feriados decretados em razão da Copa do Mundo, avaliam os economistas da Serasa. Além disso, a instituição aponta, em nota, a elevação das taxas de juros, a menor geração de empregos e as incertezas com a economia como fatores que fizeram diminuir o número de consumidores.

Apenas o segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios manteve estabilidade no comércio na passagem de maio para junho. Todos os demais tiveram redução na movimentação de consumidores: material de construção (-13,1%), combustíveis e lubrificantes (-12,3%), veículos, motos e peças (-6,4%), supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-4,2%) e móveis, eletroeletrônicos e informática (-3,0%).

Semestre

No primeiro semestre, a alta no varejo foi puxada pelo setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (3,7% contra igual período de 2013). Na sequência, vêm combustíveis e lubrificantes (3,0%), material de construção (2,4%), móveis, eletroeletrônicos e informática (0,5%) e veículos, motos e peças (0,3%). Apenas o setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios registrou queda ante 2013, de 3,4%.

Voltar ao topo