O índice do sentimento das empresas da Alemanha elaborado pelo Instituto Ifo continuou em 110,4 em novembro, informou a própria instituição nesta quinta-feira. A leitura relativa ao mês anterior, porém, passou por uma leve revisão, de 110,5 antes calculado para 110,4 agora. Ainda assim, os números sinalizam que a tendência positiva se mantém na economia do país. Analistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam 110,5.

continua após a publicidade

“A economia alemã parece estar inabalada pela eleição de Donald Trump como presidente dos EUA”, afirmou o presidente do Ifo, Clemens Fuest, após a publicação da pesquisa elaborada por cerca de 7 mil companhias.

continua após a publicidade

As companhias alemãs estavam mais satisfeitas com a situação atual para os negócios, mas reduziram sua perspectiva para os próximos seis meses. No setor industrial, isso ocorreu devido a “perspectivas menos dinâmicas de exportações”, disse Fuest.

continua após a publicidade

O índice Ifo de condições atuais para as empresas subiu de 115,1 em outubro (dado revisado, de 115,0 ante calculado) para 115,6 em novembro, mostrou a pesquisa, ante expectativa de 115,0 dos analistas. Já a leitura de expectativas teve baixa de 105,9 em outubro (dado revisado, de 106,1 antes calculado) para 105,5 no mês atual, ante projeção de 106,0 dos economistas.

O Ifo entrevista cerca de 7.000 empresas dos setores de manufatura, construção, atacado e varejo para sua pesquisa mensal. Fonte: Dow Jones Newswires.