Senai lança programa de formação técnica em Curitiba

Uma nova chance para se aperfeiçoar ou até mesmo entrar no mercado de trabalho foi aberta pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Trata-se do programa Caminho da Profissão, que lança, em Curitiba, cursos de Auxiliar de Manutenção Predial e Serviços Elétricos.

A oportunidade é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que também conta com o apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscom/PR). As aulas começam no dia 7 de outubro e terminam no dia 3 de dezembro.

De acordo com o Senai, a intenção desses dois cursos é trazer novas chances de trabalho para aqueles que possuem estudo até a quarta série do ensino fundamental.

“Os cursos do programa são voltados para aquelas pessoas que estão fora do mercado de trabalho. Dentro disso, preferencialmente para os que possuem baixa escolaridade”, diz a coordenadora estadual do programa, Maria Carolina de Castro Leal.

Os cursos têm carga horária de 160 horas. “Dentro desse período dividimos 48 horas para aulas de formação cidadã e outras 112 horas para assuntos específicos”, explica.

Durante as 112 horas do curso para Auxiliar de Manutenção Predial, os alunos aprendem técnicas de alvenaria, carpintaria, hidráulica, elétrica e pintura, além de disciplinas de relações interpessoais, saúde e segurança no trabalho, meio ambiente, ética e cidadania.

“Essa é uma chance de aprimorar o serviço daqueles que trabalham como porteiros, por exemplo. O curso pode torná-los capazes de resolver problemas comuns em um condomínio”, avalia.

Já nas 112 horas do curso de Auxiliar de Serviços Elétricos, os inscritos terão aulas de eletricidade básica, riscos e medidas de controle em eletricidade e instalações elétricas residenciais.

“Esse é um curso importante para o setor, pois representa uma formação de mão necessária para a continuidade do crescimento do setor. Com o curso o aluno vai crescendo no mesmo ritmo do setor”, diz o vice-presidente da área de responsabilidade social do Sinduscom, Gabriel Raad.

Além dessas duas áreas de trabalho, o Caminho da Profissão oferece cursos de auxiliar em serviços automotivos, serviços de panificação, confecção e vestuário, marcenaria, mecânica industrial e serviços de alimentos.

Para se matricular é preciso ser alfabetizado, maior de idade e levar documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência) ao Senai Curitiba, na Av. Comendador Franco, 1341, no Jardim Botânico. Maiores informações pelo telefone (41) 3271-7777.

Se você tiver críticas ou sugestões envie e-mail para emprego@oestadodoparana.com.br.