Senai forma profissionais para indústria

O Senai do Paraná formou no primeiro semestre deste ano 1.474 alunos, que freqüentaram cursos técnicos ou de aprendizagem industrial. Dos 890 estudantes dos cursos técnicos, a maioria já está trabalhando. As áreas com maior número de formandos são mecânica industrial, eletrotécnica industrial e eletrônica industrial. As formaturas estão acontecendo esta semana em Curitiba, Foz do Iguaçu, Apucarana, Santo Antônio da Platina e Jaguariaíva.

Líder na América Latina em educação profissional, a instituição tem atingido índices cada vez mais altos de satisfação do cliente, chegando a 95,6%, de acordo com recente pesquisa de avaliação. “A mesma pesquisa revelou o bom aproveitamento dos profissionais pelo mercado de trabalho”, informa Carlos Sérgio Asinelli, diretor regional do órgão. No ano passado, 78,43% dos alunos formados em 2002 estavam empregados.

Em 2003 o Senai teve 82.086 matrículas e formou mais de 100 mil profissionais, em cursos realizados dentro da instituição ou por meio de parcerias com indústrias que necessitaram de capacitação específica.

Tecnologia

O Senai vem ampliando o seu foco de trabalho nos últimos anos. Mais que atuar na área de aprendizagem e profissionalização, que consagrou a entidade ao longo de sua história, vem se destacando na qualificação e treinamento de profissionais especialmente nas áreas técnicas e tecnológicas. Segundo Asinelli, de acordo com a filosofia da nova gestão da Fiep, o Senai continuará sendo um provedor de soluções para as indústrias paranaenses.

No ano passado, 1.919 empresas foram atendidas no Paraná através de cursos disponibilizados para trabalhadores. Além disso, outras 870 empresas foram atendidas por assessoria técnica ou consultoria nas áreas de serviços técnicos e tecnológicos, serviços laboratoriais e informação técnica e tecnológica.

Hoje, os cursos do Senai abrangem 400 títulos em 27 áreas. A estrutura da entidade no Estado soma 23 unidades regionais, 15 núcleos de assessoria a empresas, seis unidades de formação tecnológica e quatro centros de tecnologia.

Voltar ao topo