O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, Delcídio Amaral (PT-MS), informou nesta terça-feira, 14, que a Casa está preparando uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para garantir uma vinculação constitucional dos recursos para os fundos da reforma do ICMS.

continua após a publicidade

“Vamos ter que aprovar uma PEC para que ela garanta repasse dos recursos para os Estados. Os Estados não querem mais depender da Lei Kandir”, disse ele. A PEC está sendo preparada pelo senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Walter Pinheiro (PT-BA).

Delcídio informou que o governo e os senadores ficaram preparando até ontem à noite relatório do projeto que trata da repatriação dos recursos no exterior não declarados ao Fisco. O dinheiro arrecadado com essa regularização vai bancar os fundos previstos na Reforma – de auxílio financeiro e de infraestrutura. O governo quer votar esse projeto ainda esta semana.

Como parte da estratégia para agilizar a reforma, o governo editou hoje Medida Provisória (MP) que cria os dois fundos.

continua após a publicidade

Segundo Delcídio, está marcada para hoje reunião de líderes para discutir a pauta de votação do Senado hoje e amanhã e a reforma do ICMS. Segundo ele, a reforma é “absolutamente fundamental”. Com a edição da MP, o governo tenta agilizar a votação ainda essa semana. “A pauta da semana será intensa, inclusive com a reforma política”, disse Delcídio, líder do governo no Congresso.