Seminário vai discutir financiamentos

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Lessa, estará em Curitiba nesta semana para defender as atuais linhas oficiais de crédito voltadas ao setor produtivo. A questão deverá esquentar os debates do Seminário Mecanismos Inovadores de Alavancagem Financeira para o Desenvolvimento Industrial do Paraná. O encontro será promovido nesta quarta-feira (31) pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Estarão presentes executivos do mercado financeiro e industriais.

A visão de Lessa deve se confrontar com as críticas que os empresários paranaenses fazem ao modelo de financiamento oficial, envolto em burocracia e juros altos. “O BNDES tem capital para gerar desenvolvimento e deve facilitar o acesso ao crédito para que o setor produtivo faça novos investimentos”, afirma o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. Para 2004, o banco prevê o desembolso de R$ 47,3 bilhões, 43% a mais do que no ano passado.

Segundo assessores, o presidente do BNDES vem ao Paraná disposto a ouvir os empresários. Ele também vai falar sobre as ações do banco para aumentar o apoio às micro, pequenas e médias empresas, com atenção especial para o desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais (APLs). Outra questão que será abordada são as parcerias público-privadas (PPPs).

Lessa apresentará ainda um conjunto de iniciativas para contribuir para a retomada do crescimento. O banco atuará em quatro grandes linhas: a inclusão social, a recuperação e desenvolvimento da infra-estrutura nacional; a modernização e ampliação da estrutura produtiva e a promoção das exportações.

Além de Carlos Lessa, participam do evento executivos de instituições como Federação dos Bancos Brasileiros (Febraban), Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), Banco Mundial e bancos comerciais.

Os interessados em participar do seminário podem fazer inscrição no site www.fiepr.com.br, pelos telefones (41) 350-7337 e 223-2311 e pelo e-mail: inscricao.seminário@ipd.org.br. O encontro será das 8 horas às 18 horas, no Cietep (Avenida Comendador Franco 1.341 Jardim Botânico, Curitiba).

Voltar ao topo