Seminário sobre mandioca em Cianorte

O município de Cianorte, no Paraná, sedia nesta sexta-feira, dia 30 de abril, a primeira etapa do II Seminário da Cultura da Mandioca. O evento é o primeiro de uma série de quatro a serem realizados pela Abam (Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca). São esperados para o evento cerca de setecentos produtores rurais.

Os seminários têm como objetivo mostrar aos produtores rurais a potencialidade de consumo do amido de mandioca pelo setor industrial. A estimativa é que o setor cresça 30% ao ano, atingindo no ano 2008 o volume de produção de dois milhões de toneladas.

Embora ainda seja o maior produtor nacional de amido de mandioca, o Estado do Paraná vem perdendo terreno, ano a ano, na escala de produção. O levantamento de produção realizado pela Abam revela que no ano de 2001 o Estado respondia por 75% da produção nacional de amido. No ano de 2002 o índice caiu para 72%; e, no ano passado, para 64%.

O Paraná é hoje o maior parque industrial brasileiro, com cerca de 40 unidades fabris. Diversas indústrias estão apostando cada vez mais no setor, a partir da ampliação de suas fábricas. Novas indústrias estão sendo também instaladas no Estado, sobretudo na Região Noroeste do Estado, onde estão em fase de construção unidades de produção de fécula em municípios como Santa Mônica, Guairaçá, Planaltina do Paraná e Santa Cruz de Monte Castelo.

O território paranaense já foi o campeão brasileiro em produção de mandioca. Hoje, ocupa a terceira posição, perdendo para o Pará e a Bahia. Só no último ano a produção paranaense de raiz de mandioca caiu em torno de 30%, devido à redução do plantio nas regiões Noroeste, Oeste e Sudoeste do Estado, com conseqüente queda na oferta de raiz. A produção caiu de 3,4 milhões de toneladas para 2,4 milhões de toneladas nos dois últimos anos. Com essa redução se deixou de produzir cerca de 250 mil toneladas de amido / fécula.

As próximas etapas do Seminário da Cultura da Mandioca acontecerão em Nova Londrina, dia 14 de maio; em Marechal Cândido Rondon, no dia 21 de maio; e, em Paranavaí, no dia quatro de junho.

Voltar ao topo