Seminário discute Planejamento e Administração em Curitiba

Secretários das áreas de Planejamento e Administração de diversos governos estaduais, além de técnicos que atuam na formulação de políticas públicas, participam hoje e amanhã, em Curitiba, do Seminário Regional de Modernização da Gestão dos Estados. O encontro é promovido pelo Fórum Nacional dos Secretários de Planejamento e o Conselho NaciAonal de Secretários da Administração, com apoio do Governo do Paraná. Os secretários do futuro Governo do Paraná também foram convidados.

“Será uma oportunidade para troca de experiências entre os Estados que almejam a modernização de suas estruturas”, explicou a secretária do Planejamento do Paraná, Yára Christina Eisenbach, que fará a palestra de abertura. O encontro terá a participação também do secretário da Administração, Ricardo Smijtink.

Do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão virão o secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Solon Lemos Brito, e a assessora da Secretaria Executiva do órgão, Sheila Maria Reis Ribeiro. Logo após a abertura, o professor e consultor da Fundação Getúlio Vargas, Umberto Martins, falará sobre “Paradigmas da Nova Gestão Pública”.

O Seminário que era realizado em caráter nacional está sendo neste ano dividido por regiões. O Paraná foi escolhido para ser sede do encontro nas regiões Sul e Sudeste.

A secretária Yára Eisenbach explicou que o Paraná é um Estado que vem apresentando novos modelos de gestão para seus programas e isso tem suscitado o interesse de outros governos estaduais. “As mudanças ocorridas no Paraná, nos últimos oito anos, foram de ordem estrutural”, explicou. Segundo a secretária, o Centro de Coordenação de Programas de Governo (CCPG), da Secretaria do Planejamento, coordenou a implantação dos novos modelos.

Este Centro teve como tarefa a prospecção de cenários e diagnósticos para formulação de políticas de governo e também a captação de recursos para financiar os programas. “O mérito do CCPG foi o de compatibilizar a coordenação dos programas com a captação de recursos e distribuição entre as secretarias”, disse Yára Eisenbach.

“Com este trabalho foi possível eliminar a duplicidade de programas e a pulverização de recursos entre eles. A concentração dos recursos num mesmo programa, com participação de várias secretarias ao mesmo tempo, maximizou o rendimento dos recursos”, afirmou.

Entre as vantagens desse modelo de gestão está a contribuição dada à Secretaria da Fazenda, que conseguiu aplicar melhor os recursos captados. Outra forma de gestão que o Paraná também se destaca como modelo é de parcerias com a iniciativa privada. Segundo a secretária, o modelo aplicado no Paraná é uma forma de trazer a iniciativa privada, que assume responsabilidades na condução dos programas, através de uma co-gestão da administração.

Exemplos de resultados dessa nova forma de gestão são o NovoMuseu, já inaugurado, e o Parque da Ciência, em fase final de implantação. Esses locais serão visitados pelos secretários que estão participando do Seminário.

Voltar ao topo