Semana de campo reúne produtores de milho e feijão

O Projeto Grãos Centro-Sul de Milho e Feijão, uma parceria da Emater e indústria de insumos Syngenta, com apoio do Iapar, promove uma semana de campo de hoje a sexta-feira (06), na Fazenda Escola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O encontro vai reunir cerca de 1,4 mil pequenos produtores de 32 municípios da região.

Os produtores vão conhecer novidades da tecnologia empregada nas duas culturas, como plantio direto, plantas de cobertura, híbridos de milho, controle de pragas e ervas daninhas, cultivares de feijão, aplicação correta e segurança no uso de agroquímicos, incluindo os produtores e seus familiares, o consumidor e o meio ambiente.

Outro objetivo do encontro é discutir a adoção de atividades alternativas e de agregação de renda nas propriedades dos participantes. O Projeto Grãos Centro-Sul de Feijão e Milho existe desde 1999. A meta é capitalizar os pequenos produtores a partir de atividades que já estão acostumados a realizar para, no futuro, conduzirem suas propriedades para atividades que ofereçam menor risco e sejam, ao mesmo tempo, sustentáveis.

“O principal objetivo do projeto é profissionalizar o produtor e, a partir do momento em que ele se tornar profissional, fazer com que passe a procurar o mesmo tipo de preparo para entrar numa atividade alternativa”, explica o engenheiro agrônomo da Emater Marco Antônio Borges, um dos responsáveis pelo projeto.

Resultados

Nas propriedades participantes, a produtividade média nas lavouras de feijão subiu de 1.087 quilos por hectare em 1999 para 1.707 em 2001. A produtividade média das lavouras de milho do projeto subiu de 3.324 por hectare para 5.451 quilos/há no mesmo período. Os resultados são superiores aos alcançados no Estado.

Segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral), as médias de produtividade alcançadas na safra 2000/2001 são de 867 quilos por hectare em lavouras de feijão e de 3.635 quilos por hectare nas de milho. Estão envolvidos no Projeto Grãos 40 técnicos da Emater, 795 produtores de milho e 846 de feijão, de 34 municípios do Centro-Sul do Paraná.

Voltar ao topo