Sem dinheiro Varig atrasa os salários

Rio  – Apesar de ter registrado boas taxas de ocupação em seus vôos no mês de março (60% no mercado doméstico e 75% no internacional), a Varig volta a sofrer problemas de caixa. A empresa está com o salário de março atrasado e pretende pagá-lo em duas parcelas: a primeira no dia 8 de abril, no valor de R$ 1 mil. A data para pagamento da segunda parcela ainda não foi definida. A empresa atrasou salários no ano passado.

De acordo com a Varig, as taxas de ocupação divulgadas pelo Departamento de Aviação Civil registram os números apurados de novembro de 2003 a janeiro de 2004.

Agora, a companhia passa pelo período de entressafra, típico do primeiro trimestre, com menos ocupação nos vôos, o que resultou em menos dinheiro no caixa. Para continuar em dia com outras contas, como o fornecimento de combustível, que consome 28% do faturamento, a empresa deixou de pagar os funcionários.

A Varig negou que esteja em atraso no Refis (programa de recuperação fiscal da Receita). A empresa renegociou em agosto do ano passado uma dívida de US$ 880 milhões com o governo para pagamento em 15 anos. Estar em dia com o Refis é importante para a empresa, já que somente com os débitos sob controle é possível obter as certidões negativas necessárias para o processo de renovação da concessão dada pelo governo para as companhias aéreas. As empresas devem entregar a documentação ao DAC no dia 7 de abril. O governo deverá renovar a concessão para as companhias aéreas até 2010.

Voltar ao topo