Selic só deve subir em setembro de 2015, prevê a Focus

Com a perspectiva cada vez mais fraca para a expansão da atividade doméstica neste e no próximo ano, o mercado financeiro jogou ainda mais para frente a projeção para a alta da Selic em 2015. Até a semana passada, a mediana das previsões do relatório de mercado Focus apontava para uma alta de 0,25 ponto porcentual na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de julho, levando a taxa básica para 11,25% ao ano. Agora, a previsão é de que a alta dessa magnitude só ocorrerá daqui a um ano, em setembro do ano que vem. Até lá, a Selic deve permanecer nos atuais 11,00% ao ano.

Em novembro do ano que vem, última vez que o Copom se reunirá em 2015, a taxa ainda estará em 11,25% ao ano, conforme a pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira, 22, pelo Banco Central. No levantamento da semana passada, a mediana das estimativas apontava que, nessa ocasião, o juro estaria em 11,50% ao ano.

A série das projeções do boletim Focus mostra as previsões do mercado apenas para os primeiros três meses de 2016. Pelos dados atualizados hoje, a Selic estará em 11,00% ao ano, no primeiro trimestre de 2016, revelando, assim, que os analistas aguardam uma redução da taxa básica de juros em janeiro daquele ano.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.