economia

Selic no fim de 2018 passa de 6,50% para 6,25% ao ano, projeta Focus

Após o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, reforçar, na última quinta-feira (29), que o juro básico da economia pode cair novamente na reunião de maio do Comitê de Política Monetária (Copom), a pesquisa Focus realizada semanalmente com analistas do mercado financeiro trouxe mudança na expectativa para o patamar do juro no fim do ano. A projeção desta segunda-feira, 2, caiu de 6,50% – patamar anunciado na semana passada – para 6,25% ao ano.

Com isso, a previsão de Selic (a taxa básica de juros) média em 2018 passou de 6,53% para 6,34% ao ano, ante 6,75% de quatro pesquisas antes. O grupo dos analistas consultados que mais acertam as projeções de médio prazo, o chamado Top 5, manteve a previsão para a taxa básica no fim do ano em 6,25%, ante 6,75% de um mês antes.

Entre todos os analistas consultados, a previsão para a taxa Selic no fim de 2019 seguiu em 8%. Já a expectativa de juro médio no próximo ano entre todos os consultados caiu de 7,50% para 7,27%, ante 7,75% de quatro semanas atrás. Entre os analistas do Top 5, a previsão de juro no fim do ano seguiu em 8,00%, mesmo valor de um mês antes.

Mercado projeta Selic a 6,25% no fim de 2018 e início do ciclo de alta em fevereiro de 2019 –

Expectativas

Os economistas do mercado financeiro esperam por um corte de 0,25 ponto porcentual da Selic em maio, de 6,50% para 6,25% ao ano. Depois disso, conforme o Sistema de Expectativas de Mercado do relatório Focus, a projeção é de que a Selic permaneça em 6,50% ao ano até fevereiro de 2019, quando a taxa subiria a 6,50% ao ano. Este aumento marcaria o início de um novo ciclo, desta vez de alta para os juros básicos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.