Atenção!

Segurados fora da lista do INSS devem procurar orientação

Desde o último domingo (21), aposentados e pensionistas podem consultar, no site da Previdência (www.inss.gov.br), se têm ou não direito à revisão de seus benefícios. Também é possível consultar quanto ganharão da primeira parcela do 13º salário. Aqueles que encontrarem dificuldades na verificação – que acontece por meio do extrato do pagamento do benefício de agosto, retirado no banco em que o aposentado recebe o benefício, e pelo telefone 135 – devem procurar ajuda de um profissional especializado na área previdenciária para avaliar se há o direito à revisão, mesmo sem ter sido selecionado pelo INSS.

“A Previdência encaminha somente o informe de rendimento no final do ano aos seus segurados, não enviando o extrato mensal do benefício. Assim, quem não puder ir ao banco para solicitar o extrato do crédito realizado pelo INSS no mês anterior, a fim de comparar com o extrato do mês atual, poderá verificar tal informação pela internet que disponibiliza o último extrato de pagamento”, orienta a advogada especialista em previdência Rafaela Domingos Liroa, do escritório Innocenti Advogados Associados.

A lista dos segurados que têm direito à revisão inclui quem se aposentou entre abril de 1991 e 31 de dezembro de 2003 e teve o benefício limitado ao teto da época. São 107 mil pessoas no total, 10 mil a menos do que o previsto anteriormente.

Com informações do escritório Innocenti Advogados Associados.