Segundo Lula, Brasil encontrou a fórmula do desenvolvimento

Sem esconder a satisfação com o crescimento de 5,8% do Produto Interno Bruto (PIB) anunciado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (10) que o Brasil parece ter encontrado a fórmula do desenvolvimento sustentável. Ao garantir que o País tem condições de puxar o desenvolvimento da América Latina, disse acreditar que está no caminho para conquistar um assento permanente nas reuniões do G-8 (grupo dos sete países mais desenvolvidos do mundo mais a Rússia), do qual participa apenas como convidado.

?O que percebemos é que o Brasil se encontrou consigo mesmo?, disse Lula, ao discursar para empresários do setor médico-hospitalar na abertura da feira Hospitalar 2008, em São Paulo. ?Hoje eu participo do G-8 como convidado, até porque é muito difícil convocarem uma reunião do G-8 e esquecer China, Brasil, Índia, México. Mas, se a gente continuar crescendo assim logo logo outros serão convidados e nós faremos definitivamente parte das decisões que nortearão a política econômica do mundo inteiro.

Lula afirmou que, em 2004 e 2005, cansou-se de ouvir queixas de empresários que diziam estar no vermelho e quebrados. Torcedor do Corinthians, que disputa a final da Copa do Brasil, Lula comparou a atual situação do time à da população brasileira. ?Vemos corintianos voltando a ter orgulho de serem corintianos. E acho que vocês voltaram a ter orgulho daquilo que se propuseram a fazer.? O presidente admitiu que existem limitações a serem superadas, já que o Brasil ainda é um país emergente, ?com viés de alta?. ?A indústria brasileira tem condições de ser o carro-chefe do dinamismo desse setor para todo o continente.?

Voltar ao topo