Segundo BC, superávit na meta é sinal de responsabilidade fiscal

O cumprimento da meta de superávit primário do setor público consolidado em 2007 é mais um sinal de que o governo mantém a responsabilidade fiscal. A afirmação é do chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes. "É mais uma componente dos fatores macroeconômicos sólidos. Mostra que, de fato, a responsabilidade fiscal existe e é cumprida", disse Altamir.

Em 2007, o setor público consolidado apresentou superávit primário de R$ 101,606 bilhões, acima da meta nominal de R$ 95,4 bilhões no ano. "O resultado mostra a responsabilidade fiscal e traz mais confiança para os investidores", completou. O superávit primário do setor público consolidado é a economia feita por União, Estados, municípios e estatais, antes do pagamento de juros da dívida.

Dívida sensível

A dívida líquida do setor público terminou o ano de 2007 mais sensível às variações do juro básico da economia, dólar e inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo Altamir, uma eventual variação de 1 ponto porcentual na Selic, taxa básica de juros, gerava oscilação de 0 2 ponto porcentual na dívida em dezembro de 2006. Ao final de dezembro de 2007, essa relação estava em 0,24 ponto.

A eventual oscilação de 1% na taxa de câmbio gerava variação da dívida de 0,04 ponto porcentual em dezembro de 2006. Em dezembro de 2007, o número subiu para 0,10 ponto. No caso do IPCA, uma eventual variação do índice de preços de 1 ponto porcentual gerava sensibilidade de 0,06 ponto em dezembro de 2006. Essa relação passou para 0,08 ponto ao final do ano passado.

Voltar ao topo