Segundo Amorim, Brasil será flexível em Doha, mas com limites

O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, disse nesta segunda-feira (28) que a postura do Brasil nas negociações da Rodada Doha será flexível mas dentro de alguns princípios e proporcionalidades.

Após almoçar com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, o ministro disse ainda que a proposta que o Brasil aceitará para o teto anual de subsídios americanos para a agricultura será a que atingir o valor mais próximo do piso proposto pelo grupo de agricultura da Organização Mundial do Comércio (OMC) – entre US$ 13 bilhões e US$ 16,5 bilhões.

Sem revelar quais seriam os limites que o País aceitaria na redução de suas tarifas industriais e na definição de um teto anual para os subsídios norte-americanos à agricultura, Amorim afirmou que da mesma forma que Estados Unidos e União Européia esperam que o Brasil ceda em suas posições, o Brasil e os membros do G-20 também desejam que sejam feitas contrapartidas por parte dos países desenvolvidos.

"Eu gostaria que os subsídios internos americanos fossem a zero. Eu sempre digo que se nós estivéssemos fazendo em indústria o que eles fazem em agricultura, não era só ter um caso de solução de controvérsias não, a gente estaria na cadeia. É um absurdo", declarou o ministro. "Eu sei que eles não vão reduzir o subsídio interno a zero, (mas o subsídio para) exportação vai, então é isso. Da mesma maneira, eles têm que respeitar os nossos limites", ressaltou.

Na avaliação de Amorim, os "constrangimentos" de 2008, como as eleições norte-americanas, a ameaça de uma crise nos Estados Unidos e de uma recessão no Japão, segundo noticiou o banco Goldman Sachs, são fatores que, paradoxalmente, poderiam ajudar na conclusão da Rodada Doha. "Todos nós temos a experiência da história de que toda vez que houve uma crise, uma recessão, e que medidas protecionistas ou de fechamento do comércio foram adotadas, elas redundaram em mais recessão e não resolveram os problemas", citou.

Voltar ao topo