Segundo a Petrobras, produção de petróleo sobe 2,3% em janeiro

A Petrobras divulgou nesta terça-feira (19) que a produção de petróleo no Brasil aumentou 2,3% em janeiro ante o mesmo mês do ano passado, atingindo 1.826.122 barris por dia. Já na comparação com dezembro, isso significa uma redução de 1,5%.

A companhia atribui a diferença de 28.626 barris diários em relação a dezembro à parada para manutenção do oleoduto entre as plataformas de Atum e Xaréu, no mar do Ceará, e à saída do navio-plataforma Seillean do Campo de Golfinho, no Espírito Santo, para o campo de Marlim Leste, na Bacia de Campos(RJ), onde a produção foi iniciada este mês.

Incluindo o gás, além do petróleo, a produção média da Petrobras no mês passado no Brasil subiu 3% em janeiro na comparação com igual período do ano passado e chegou a 2.117.499 barris equivalentes de petróleo por dia. No entanto, houve uma queda de 1,2% em relação a dezembro de 2007, também por conta da parada para manutenção do oleoduto e do deslocamento do navio-plataforma Seillean.

Contando também o volume extraído nos campos do exterior, a produção total de petróleo e gás natural da companhia cresceu 2 6% sobre janeiro de 2007 e diminuiu 0,95% em relação a dezembro, ficando na média diária de 2.344.541 barris equivalentes.

A extração de óleo e gás nos oito países em que a Petrobras produz chegou a 227.042 barris equivalentes de petróleo por dia em janeiro, o que é um desempenho estável em relação a janeiro do ano passado e superior em 1,4% à produção de dezembro.

O volume de gás natural extraído dos campos nacionais chegou a 46,325 milhões de metros cúbicos diários, com alta de 7,8% (3,3 milhões de metros cúbicos por dia) sobre janeiro do ano passado e em níveis iguais a dezembro.

Voltar ao topo