Segundo a ONS, geração de energia elétrica sobe 7,5% em outubro

A geração de energia elétrica em outubro registrou crescimento de 7,5% em relação a outubro do ano passado, segundo dados preliminares do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Na região Sudeste/Centro-Oeste o aumento foi de 9,3% em relação a outubro de 2006, enquanto no Sul a variação foi de 5,0%, no Nordeste, de 4,8%, e no Norte, de 4,2%. O ONS atribui o forte aumento na geração de energia elétrica no mês passado à maior temperatura média registrada em outubro, especialmente na região Sudeste/Centro-Oeste. Além disso, a maior atividade industrial contribuiu para o aumento da demanda de energia nas últimas semanas, conforme o ONS.

Em valores absolutos, a geração média em outubro somou 51.229 MW médios, o segundo maior patamar da história, só ficando abaixo do observado em março deste ano, quando ficou em 52.005 MW médios, recorde absoluto na história do País. Em relação a outubro do ano passado, a geração do mês passado representou um aumento de 3.582,7 MW médios, muito acima das estimativas constantes no planejamento da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que prevê aumentos anuais ao redor de 2.405 MW médios no Plano Decenal de Expansão de Energia Elétrica 2006-2015.

Os dados do ONS indicam uma aceleração do consumo nos últimos meses, já que em agosto a oscilação sobre igual período do ano passado (agosto) havia sido de 3,11%, subindo para 6,01% em setembro (sobre setembro de 2006) e os 7,52% registrados em outubro. No acumulado do ano, a geração registra variação de 4 8% em relação a igual período do ano passado.

Voltar ao topo