Amanhã, dia 15, é dia de pagar a contribuição ao INSS. A data vale para os contribuintes individuais, caso dos empresários e autônomos, para os facultativos (donas-de-casa e estudantes) e também para os empregados domésticos.

Os contribuintes devem utilizar as novas tabelas de contribuição, em vigor desde 1º de junho, quando os aposentados e pensionistas que ganham acima do salário mínimo receberam o aumento de 9,2%.

Para pagar, é preciso utilizar a Guia da Previdência Social (GPS), encontrada nas papelarias ou no site do Ministério (www.previdenciasocial.gov.br). Com a Guia preenchida, basta ir a uma agência bancária ou casa lotérica. Se o contribuinte tiver acesso aos serviços disponibilizados na Internet pelo banco em que mantém conta, não há necessidade de usar o formulário impresso da GPS.

Os empregados domésticos devem contribuir com percentuais que variam de 7,65% a 11%, de acordo com seus salários. Já os contribuintes individuais e facultativos inscritos no INSS a partir de 29/11/99 pagam ao Instituto, mensalmente, o valor correspondente a 20% de sua remuneração, respeitando o limite de R$ 1.561,56, valor máximo pago em benefícios pela Previdência Social. Os que se inscreveram antes de 29/11/99 também contribuem com 20%, mas devem respeitar a escala de salários-base a que ainda estão sujeitos.

Para maior conforto, o contribuinte ainda tem a opção de agendar o pagamento para débito em sua conta-corrente todo dia 15 de cada mês. É necessário acessar o site do Ministério, clicar no link ?Débitos em conta-corrente para contribuintes individuais? e preencher um Termo de Autorização. O documento preenchido deve ser entregue no banco. Assim, no mês seguinte, a contribuição será debitada automaticamente.

continua após a publicidade

continua após a publicidade