Secretário do Tesouro pede cuidado com crescimento da economia brasileira

O Secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, avalia que, devido à instabilidade internacional, o momento é de “cuidado e preocupação” com o crescimento da economia brasileira. Ele esteve hoje (16) na Câmara dos Deputados a convite da Comissão de Finanças e Tributação.

Arno Augustin apresentou aos parlamentares números da execução orçamentária da União e do desempenho das transferências constitucionais relativas aos fundos de Participação dos Estados, Distrito Federal e Municípios.

Arno Augustin não quis antecipar se o governo está revisando as projeções de crescimento da economia para 2012. Até recentemente, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, garantia que o Brasil poderia crescer 4,5%, mesmo diante da crise. Entretanto, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo publicada hoje, admitiu que o Brasil crescerá menos.

Segundo Arno Augustin, o processo de revisão dos indicadores é constante, principalmente quando se trata do crescimento da economia ante o atual cenário internacional.

“Dada a volatilidade internacional, evidentemente que esse é um momento de cuidado e de preocupação. Obviamente, o crescimento é um das variáveis mais importante e, permanentemente, sempre estamos olhando. É uma revisão permanente”, disse.

Conforme o secretário, não é novidade o governo ter que mudar suas projeções, principalmente em um momento de instabilidade, pois “é muito difícil definir com exatidão o que vai acontecer”.

Augustin destacou que a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda está elaborando o documento bimestral de reprogramação orçamentária, a ser publicado no próximo dia 20, que atualizará a projeção do governo para o crescimento da economia brasileira em 2012.