Secretário do Tesouro dos EUA renuncia ao cargo

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Paul O?Neill, anunciou ontem sua renúncia ao cargo. Ele deixará o governo norte-americano em “poucas semanas”. O?Neill vinha sendo muito criticado pela mídia e pelos investidores dos EUA devido ao enfraquecimento da economia local, que, apesar de não estar em recessão, tem apresentado diversos problemas, como o crescimento do déficit público e do desemprego.

Além do pífio desempenho da economia dos EUA, O?Neill também foi muito criticado por defender políticas mais duras dos países ricos em relação a ajudas financeiras para países em desenvolvimento por meio de organismos financeiros internacionais, como o FMI (Fundo Monetário Internacional). Durante o auge da crise que precedeu as eleições brasileiras, duras declarações de O?Neill contrárias ao um novo acordo do Fundo com o país pressionaram a cotação do dólar.

Além disso, pouco antes de visitar Brasil, Argentina e Uruguai, em agosto deste ano, o secretário linha-dura também disse que não poderiam ser emprestados recursos para recuperar países em crise enquanto não houvesse garantias de que o dinheiro não acabaria em “contas na Suíça”. ??Esses países (Argentina e Brasil) precisam adotar políticas que assegurem que o dinheiro que recebem seja bem aproveitado, e não saia direto para uma conta na Suíça??, disse ele em julho deste ano. A pedido do governo brasileiro, os EUA se desculparam pela afirmação e negaram que tenham se referido ao Brasil.

Outra frase polêmica do ex-secretário foi proferida em agosto do ano passado, desta vez contra a Argentina. ??Estamos trabalhando para encontrar uma Argentina sustentável, não uma Argentina que continue a gastar o dinheiro de carpinteiros e encanadores americanos que se perguntam que diabos estamos fazendo com o dinheiro deles??, afirmou na época. Neste ano, O?Neill disparou contra o Brasil da mesma maneira: ??Jogar dinheiro dos contribuintes americanos nas incertezas políticas no Brasil não parece ser muito brilhante.??

??Se o Brasil fosse igual as suas empresas, os juros estariam em 6% em fevereiro??, afirmou ele há cerca de 12 meses, ao creditar à corrupção os altos juros do Brasil.

Motivos

Desde que assumiu o posto, em janeiro de 2001, o secretário tem sido alvo de severas críticas do mercado a respeito de sua habilidade para ser o porta-voz da economia norte-americana.

Um funcionário do governo afirmou que a decisão de O?Neill aconteceu depois de um pedido da própria Casa Branca, que está planejando fazer grandes mudanças em sua equipe econômica. No entanto, o governo ainda não se manifestou oficialmente.

Voltar ao topo